Pesquisa

sábado, 19 de julho de 2014

Como encontrar inspiração

Um grande desafio para qualquer um que esteja começando a desenhar é, após terminar o desenho do croqui, determinar a roupa para este. A tarefa não é impossível, e achar inspirações para designs coesivos e diferentes pode ser mais fácil do que parece. 
A inspiração para uma série de desenhos, ou apenas um só, pode ser retirada de uma concha da praia, das cores e formas do carnaval ou de um prédio, por exemplo. Se você pesquisar bem, este ponto de início irá automaticamente influenciar suas ideias. 
O único desafio é definir as melhores ideias a serem exploradas. Objetos com diferentes formas e cores podem influenciar silhuetas, estampas e a tabela de cores, e como estudante, você deve experimentar cada opção. 
Filmes, músicas ou movimentos artísticos são boas fontes de inspiração, mas não as pegue diretamente e as jogue em seu desenho. Faça rascunhos de diferentes roupas com diversas cores antes de colocá-las em seu desenho final, e abuse das estampas (dão lindos efeitos em desenhos). 
Este vestido do Yves Saint Laurent deixa visível a inspiração vinda da obra de Mondrian

Algo muito recorrente na moda é tirar inspirações do passado. Afinal, quantas vezes as calças flares dos anos 70 já voltaram à moda? Procure se informar sobre diferentes épocas e suas silhuetas, e você pode encontrar ótimas ideias! 
Outra coisa também que inspira muitos designers são culturas locais. Roupas típicas trazem diferentes tecidos e cores.
Roupa típica escocesa estilizada em design de Alexander McQueen 
Exercício: para treinar seu olhar, escolha objetos em sua casa que normalmente não te despertam grande interesse, mas que podem trazer grande variedade de temas. Um tapete, por exemplo, é recheado de informações para estampas. Plantas no jardim podem oferecer a textura que você quer representar, ou as cores. 
Depois de selecionar os objetos, comece a esboçar diferentes roupas que lembrem suas inspirações. Ouse, e abuse da criatividade! Depois de muito rabiscar, escolha três dos seus designs favoritos e os desenhe separadamente com dedicação. 
Dica: ao escolher as poses para as roupas, tente imaginar seu público alvo e como ele se comportaria utilizando a roupa. Uma mulher em um vestido de gala não faria poses esportivas, por exemplo.

Clarissa B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário