Pesquisa

terça-feira, 24 de junho de 2014

Livros sobre moda

Separei alguns links de livros sobre desenho de moda ou a indústria em si que encontrei com o tempo. Todos os links levam a downloads gratuitos das obras a seguir:

Português:
Fashion Illustrator - Manual do ilustrador de moda, por Bethan Morris: esse é realmente para ilustradores de moda, e não designers, especificamente, ainda que passe por muitas teorias de criação e apresentação de trabalho. Mostra entrevistas, técnicas, materiais e teorias, além de ser muito bem ilustrado, estar na minha lista de leitura obrigatória.


Curso completo de desenho, Figura Humana, por Mozart Couto: o autor é um ilustrador de revistas em quadrinhos, e este é o volume 4. No mesmo site, você pode encontrar os outros volumes referentes à natureza morta, paisagens, luz e sombra, animais... É bem simplificado e fácil de compreender, mesmo não sendo relacionado à moda em si.

Em inglês

100 Years of Fashion Illustration, por Cally Beackman: a obra aborda o último século dentro da ilustração de moda e como os estilos mudaram, assim como a sociedade, a moda e os valores desta. 

Fashion Details & Accessories sketch book, por Judith Rasband: o livro na verdade, mal tem palavras, apenas desenhos de peças. Uma boa obra para quem está sem inspiração ou ideias na hora de criar modelos.
The Fundamentals of Fashion Design, por Richard Sorger e Jenny Udale: focando na criação das roupas em si, e não em desenhos, o livro aborda desde inspirações, tendências, planejamento de coleção, e marketing, sendo um guia útil para aqueles focados no vestuário e não nas ilustrações.

The Fashion Business, por Nicola White e Ian Griffiths: fala realmente sobre a indústria da moda, dando uma olhada geral nos tópicos históricos, culturais, de criação, marketing e comércio. 

Figure drawing for fashion design, por Elisabetta Drudi e Tiziana Paci: Aborda a figura humana (feminina) no design (e não ilustração) de moda. Dá exemplos de poses, criações, ensina um pouco sobre os desenhos técnicos, e planejamento. Um guia muito útil e leitura obrigatória para ilustradores de plantão.


Student's Manual of Fashion Drawing, por Edith Young: um livro muito interessante pelo método ensinado, já que é uma obra do começo do século XX. Ensina com muitas palavras e poucos exemplos ilustrados, como fazer a figura humana femina. Por ser antigo, as mulheres apresentadas são bem mais encorpadas, e não tão alongadas como os modelos de hoje. Bom para fazer uma comparação, mas as teorias já são meio "ultrapassadas".

20 Years of Fashion Fotography, autor desconhecido: o livro na verdade não tem uma palavra sequer, e é apenas um monte de fotografias. Entre animais, acessórios, pessoas (e nenhum desfile ou editorial de moda realmente), é um bom acervo de inspiração.

The Fashion Designer Guide, por Mark Charles: é uma sequência de perguntas feitas pelo autor (e também famoso designer de sapatos) e respostas de profissionais do ramo da moda, relacionadas ao processo de criação, marketing, dinheiro, o início de sua própria empresa, relações públicas, redes sociais... Interessante abordagem da indústria e com conselhos valiosos!
Fashion Design Drawing Course, por Caroline Tathan e Julian Seaman: ensina desde a buscar inspirações até o detalhamento de roupas no desenho com tecidos e materiais, passando pela figura humana. Está na minha lista de leitura obrigatória para ilustradores de moda ou designers, já que possui bons exercícios para treinar a mente na hora de encarar o papel branco.

Clarissa B.

4 comentários: