Pesquisa

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Tecidos em desenhos

Até hoje tenho alguma dificuldade em representar tecidos de forma realista para que eles não pareçam planos e sem vida. Há, no entanto, técnicas para representar quase todo tipo de tecidos:

Os tecidos mostrados nas figuras acima podem ser facilmente representados com lápis ou canetas finas. Não recomendo aquarela, tinta ou marcadores já que eles requerem precisão e possuem pequenos detalhes. 
Para treinar alguns destes tecidos, selecione fotos de desfiles (Chanel sempre usa tweed, por exemplo) e os recrie com seu estilo.

Lembre-se que representar tecidos é algo mais requerido de designers, e não tanto ilustradores (estes se preocupam mais em mostrar a pessoa com a roupa). No entanto, trazer alguns tecidos para o desenho cria um diferencial no trabalho, e pode dar efeitos muito bacanas, especialmente quando há uma limitação de materiais.





 Na figura acima é possível ver os diferentes materiais que são utilizados para representar texturas e tecidos, e as técnicas utilizadas com cada um.
Tarefa: pratique todos os estilos de tecidos descritos aqui em diferentes peças tiradas de revistas ou internet. Tente reproduzir as costuras, pences, detalhes, e todo o acabamento da peça. Guarde essas informações para futuros estudos. Se quiser reproduzir um tecido não descrito aqui, ou alguma estampa, pegue uma amostra do tecido e tenta reproduzí-la.
- Todas as imagens explicativas foram retiradas do livro Desenho de Moda, de Bina Abling, quinta edição.

Clarissa B.

Um comentário: