Pesquisa

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Materiais de desenho

Uma das grandes dúvidas daqueles que estão começando a desenhar é decidir qual material usar e descobrir as técnicas de uso para cada um deles. Os materiais para um desenho de moda são os mais variados possível, sendo necessário apenas usar a imaginação. 
Os mais conhecidos, claro, são os lápis. Você pode fazer esboços e rabiscos rápidos usando lápis de grafite comuns, que vão do 6H (mais duro) ao 6B(mais macio). O que é usado para escrever, normalmente é HB, mas para esboços, sugiro o 3B, ou 2B. Lápis de grafite é fácil de usar, e é a ferramente mais fácil de se encontrar. 
Louise Gardiner inova ao utilizar bordado e pintura em seus desenhos
Há também carvão, que normalmente são usados em estudos de anatomia e desenhos com modelos vivos. Não é tão usual em desenhos de moda já que borra muito facilmente, mas ele cria um ótimo efeito de volume. 
Lápis coloridos são o ponto de início de quase qualquer desenhista, mas eles demandam o papel certo para não parecer amador. Na minha opinião, papeis lisos funcionam melhor. Lápis são relativamente baratos, porém é necessário uma grande variedade de cores, afinal não dá para misturá-los como tinta. Lápis também não apagam, e podem criar uma superfície de cera que impossibilita o uso de outros materiais. Normalmente, lápis de cor são usados em conjunto com aquarela ou marcadores para criar diferentes texturas como jeans, tricô ou couro, por exemplo.

Aquarela é moderavelmente fácil de usar, porém é necessário fazer alguns experimentos até você se tornar confortável com a técnica. Como é uma tinta a base de água, é preciso tomar cuidado com o trabalho final, que não pode se molhar. Além disso, papeis mais grossos são necessários, e seu efeito é quase transparente de acordo com a quantidade de água. Aquarela é vendida tanto em tubos quanto em paletas, e para iniciantes, uma paleta completa é mais negócio. 
A tinta guache também é usada em desenhos de moda, com um efeito mais "plano". É uma tinta grossa, também a base de água, muito pigmentada e opaca. Seu uso não é tão fácil porque não seca rápido, e ela pode ser muito grossa. Pode não ficar muito bom em desenhos muito pequenos. 
Tem também o nanquim. Existe uma infinidade de tipos de nanquim, e a cor preta para fazer linhas dá um efeito muito bonito e fluído. Não é fácil controlar as linhas que o pincel pode fazer. Seu uso é melhor quando é feito rapidamente. Existe também o nanquim colorido que é muito mais difícil de usar, e que pode espalhar sem muito controle. 
Cecilia Carlstedt mistura nanquim, lápis e efeitos digitais
Colagem também é um método muito utilizado e que é super interessante para quem está aprendendo a lidar com a forma humana, ou o espaço negativo (espaço ao redor da figura). Normalmente é utilizado com lápis ou pasteis para dar forma, e praticamente qualquer material pode ser usado em colagens. É uma ótima forma de reciclagem de materiais e papeis, porém consome tempo e dedicação e pode não ser muito convincente em relação a ideia original. 
Pasteis são vibrantes e possuem uma textura de cera assim como lápis de cor, e é fácil para tracejar linhas, assim como carvões. No entanto, para pintar são um pouco mais complexos, e podem borrar. Existem dois tipos de pasteis: macios ou oleosos, porém ambos são difíceis de encontrar no mercado brasileiro. 
O material mais usado em ilustrações de moda é, sem dúvida, canetas. Marcadores, como são chamados, são canetas que são um efeito plano ótimo para a base de roupas, pele, cabelos... Além disso, eles podem ser combinados em camadas para dar um efeito de claro e escuro, e podem ser combinados com outras técnicas. O papel para marcadores deve ser grosso para não manchar o que estiver embaixo, e seu custo inicial pode ser bem caro (um estojo de marcadores Prismacolor custa por volta de US$160,00 - preço consultado em março de 2014), mas vale a pena. As canetas devem ser fechadas bem após o uso para não secarem e é bom testá-las antes de comprar para ter certeza que o pincel não está seco. Aposte inicialmente em cores terrosas para a pele e cabelo, já que é o material mais convincente para isso. 
O ilustradore Hayden Williams utiliza uma combinação de marcadores e lápis de cor em seus trabalhos
Além dos marcadores, existem também canetas de gel - que pessoalmente nunca encontrei - que formam uma textura muito bonita visualmente. A caneta branca pode ser utilizada por cima de cores vibrantes, e é a mais importante cor para um desenho de moda, podendo criar brilhos ou texturas e sendo muito utilizada em desenhos de joias e acessórios. 

Clarissa B.

3 comentários:

  1. nossa........muito obrigada, vc me ajudou muito obrigada msm! te amo rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Também já fiz minha lista de materiais de desenho, literatura e pintura, mas ainda não fiz um vídeo...

    Na verdade, minha ideia original é que meu primeiro grande vídeo explique em detalhes as origens, significados e diferenças entre as tiras cômicas, charges e cartuns...

    Minha lista de materiais consta na descrição de meu perfil do Facebook (na parte do Trabalho e Educação): http://www.facebook.com/saviochristi/about.

    Agora, sabe que possuo um blog falando das curiosidades e informações dos temas ilustração e desenhos e quadrinhos e animação, a ideia é reunir coisas das quais o pessoal ainda não saiba ou não se lembrem: http://saviochristi3.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  3. Mano Clarissa, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-la a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/saviochristidivulgacao.

    Bom, abraços e até mais então!

    ResponderExcluir